A1-Saúde e qualidade de vida da população
1.
1.1. Eu acho que eles iam dizer que têm uma qualidade de vida boa e que gostam do meio em que vivem. Correção: Sentem-se bem consigo próprios e com o ambiente a volta deles. E vivem num ambiente relaxante.
1.2. Eu acho que eles iam dizer que não gostam da qualidade do meio em que vivem e que têm um vida pouco interessante. Correção: Vivem num meio com poluição e num meio stressante.
2- A qualidade de vida inclui o meio que as pessoas vivem, as pessoas que nos rodeiam e a a nossa vida social e a nossa saúde, física e psicológica. Correção: Qualidade de vida depende de muitos fatores, um deles sendo a saúde
3-Termos saúde, uma vida social e boas pessoas a nossa volta. Correção: Saúde, educação e ambiente
A2-Indicadores de saúde
1-A esperança média de vida é bastante parecida em todos os países apresentados na figura 1.6, rondam todos os 81 anos. O país com a esperança média de vida mais elevado é Espanha e o país com a esperança média de vida mais reduzida é Portugal. No caso da esperança de saúde os valores vão de 55,6 anos até 72,1, a noruega sendo o país com o valor mais elevado e Portugal o menos elevado.
2-O que apresenta a maior diferença é Portugal(com 25 valores de diferença) e o que apresenta menor diferença é a Noruega(com 9.4 valores de diferença).
1-Nos últimos 40 anos a esperança média de vida tem vindo a aumentar bastante em Portugal.
2-Porque temos uma esperança média de vida elevada mas uma esperança média de saúde baixa, então vivemos muitos anos mas a partir dos 55.6 anos temos problemas de saúde.
3-Esperança média de vida é a média de quantos anos o ser Humano vive, e Esperança média de saúde é quantos anos, em media, vivemos com saúde.
4- As mulheres portuguesas têm uma esperança média de vida mais elevada do que as mulheres norueguesas, no entanto as mulheres norueguesas têm uma esperança média de saúde mais elevada.
5-Se não tivermos saúde é complicado ter-mos qualidade de vida
1-Em ambos(homens e mulheres) o número de APVP tem vindo a diminuir .
2-A esperança média de vida são os anos, que em média, as pessoas vão viver, os APVP são o número de anos não vividos devido a uma morte prematura, tendo como referência uma idade-limite para a vida.
A3-Doenças e causas de doenças
1-Porque os vírus utilizam o hospedeiro como seu habitat ou fonte de alimento, prejudicando o mesmo.
2-Quando as duas espécies estão numa relação tão íntima e duradoura, a parasita(vírus) e o hospedeiro , deixam de evoluir separadamente e passam a coevoluir, como num par interligado, em que uma mudança numa das espécies pode estimular uma alteração na outra.
A4-Os antibióticos
1-A resistência bacteriana, perda da eficácia dos antibióticos.
A5-Doenças não transmissíveis
1-Excesso de peso, sedentarismo, envelhecimento.
2-Tabaco, sedentarismo, álcool, maus hábitos alimentares.
3-Ter uma alimentação saudável, fazer exercício, não fumar.
Avalia o que sabes
1.
1.1-D
1.2-Para sabermos se toda a população tem acesso a médicos.
1.3-Se a qualidade de vida for boa, as pessoas vão ter mais condições para ter filhos e por isso a taxa de natalidade é elevada.
1.4-Quantos mais médicos existirem por 100 000hab. menor é a taxa de mortalidade infantil.
1.5- A-2 B-3 C-4 D-7 E-6 F-5 G-1
2
2.1-B
2.2-Tumores malignos e doenças cardiovasculares.
2.3-Tumores malignos: tabaco e sedentarismo Doenças cardiovasculares: Colesterol alto, Hipertensão.
2.4-Os homens normalmente não têm tanto cuidado com a saúde e não vão tão frequentemente ao médico, e também não vão logo quando têm alguma dor ou algo do género.
3
3.1.(A)
3.2.(C)
3.3.Portugal e Roménia.
3.4.Uso indevido de antibióticos e a deficiente higiene global.
3.5.Lavar as mãos corretamente, usar luvas e detenção precoce dos doentes à entrada dos hospitais.
Comentários
Enviar um comentário