Avançar para o conteúdo principal

Promoção de saúde: B1-A sociedade de risco(resumo)

 Promoção da saúde 

A sociedade de risco

A sociedade esta em constante mudança. A sociedade atual é considerada uma sociedade de risco. O que representa uma ameaça ao desenvolvimento e a manutenção da qualidade de vida e na saúde individual e comunitária. 

Risco é a probabilidade de ocorrer um determinado acontecimento de origem: natural ou humano. Frequentemente associado à ideia de perigo. Em termos de saúde, considera-se o perigo ou risco da ocorrência de acontecimentos que possam conduzir a uma degradação da saúde.

Sociedade de risco é uma sociedade que vive, em consequência dos seus próprios atos.   

   Ameaças globais/ saúde/segurança: 

-Alteração do clima;

-Contaminação química do ar, da água, do solo e dos alimentos;

-Catástrofes nucleares;

-Doenças;

-Epidemias generalizadas;

-Alterações genéticas;

-Ataques terroristas.

Características e consequências da sociedade de risco:

-Ataques terroristas;

-Conflitos armados;

-Catástrofes humanas;

-Produção automatizada;

-Instabilidade financeira;

-Pobreza;

-Perda da biodiversidade;

-Poluição;

-Alterações climáticas;

-Consumismo descontrolado;

-Hábitos desequilibrados;

-Violência e maus-tratos.

Na sociedade de risco a industrialização e os avanços podem representar: Progresso e desenvolvimento, mas  tornam a sociedade menos capaz de compreender as consequências das suas ações o que facilita: Práticas e comportamentos de risco.

Na cultura de risco estão presentes em várias atividades, especialmente as que estão ligadas a: Ciências, economia e política.

Alguns exemplos de culturas de risco:

-Desenvolvimento insustentável;

-Desordenamento do território;

-Recurso a organismos geneticamente modificados:

-Banalização dos antibióticos e da automedicação;

-Inexistência de hábitos individuais saudáveis.

Na saúde é necessário combater o risco, através de novas medidas de segurança:

-Aceitar que o conhecimento dos riscos, não depende apenas da ciência;

-Identificar e interpretar os riscos;

-Utilizar as redes locais, regionais e globais para divulgar informação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Promoção de saúde: B3-Genética e estilos de vida(resumo)

 Genética, ambiente e estilos de vida A saúde e sobrevivência de um indivíduo dependem da interação entre: Informação genética, meio ambiente e estilo de vida. Meio ambiente: Impactes mais conhecidos: -Poluição atmosférica; -Contaminação da água; -Condições sanitárias; -Ruído; -Alterações climáticas; -Destruição da camada de ozono; -Perda de biodiversidade; -Degradação dos solos. Características de um Estilo de Vida desnutrido que ameaça a saúde e a sobrevivência do indivíduo: -Stress; -Falta de exercício; -Alimentação descuidada; -Consumo de álcool, tabaco e/ou drogas.

O sistema linfático- resumo

A linfa Além do sistema cardiovascular, onde  circula o sangue, o corpo humano possui outro  sistema, o sistema linfático, que permite a circulação de outro fluido, a linfa. A linfa é um fluido transparente  constituído por plasma e por leucócitos. -Linfa intersticial-Fluido existente entre as células -Linfa circulante-Fluido que circula no interior dos vasos linfáticos  Estrutura e funções do sistema linfático O sistema linfático é constituído por: linfa, vasos linfáticos, gânglios linfáticos, timo, medula óssea, baço, amígdalas, linfoides. O sistema linfático e o sistema cardiovascular funcionam de forma coordenada para manter o equilíbrio do organismo humano. Das várias funções do sistema linfático podem destacar-se, a defesa do organismo, a drenagem de líquidos e o transporte de substâncias. Doenças e saúde do sistema linfático A leucemia, o linfoma e o linfedema são algumas das doenças provocadas por disjunções do sistema linfático. Leucemia-desenvolvimento de l...

O sistema cardiovascular(exercícios)

 Página 103 do manual Questões 1-Ambos têm válvulas e artérias e veias e ambos são divididos em 2 lados(esquerdo e direito).  Página 108 do manual Questões 1- A- Veia cava superior B-Veia cava interior C-Veias pulmonares D-Artéria pulmonar  E-Artéria aorta F-Aurícula direita G-Aurícula esquerda H-Ventrículo direito  I-Ventrículo esquerdo J-Válvulas tricúspide K-Válvulas bicúspide L- M- 2-As veias cavas recebem o sangue venoso de todas as partes do corpo, a aurícula direita recebe esse mesmo sangue e bombeia-o para o ventrículo direito, o ventrículo recebe o sangue e bombeia-o para os pulmões, a artéria pulmonar recebe o sangue e transporta-o para os pulmões, as veias pulmonares recebem o sangue arterial dos pulmões e transporta o mesmo para a aurícula esquerda, que recebe o sangue e bombeia-o para o ventrículo esquerdo, o ventrículo bombeia o sangue, arterial, para todas as partes do corpo, bombeando-o para a artéria aorta para ai ser transportado para todo o corpo. ...