Avançar para o conteúdo principal

Promoção de saúde: B2-Ações de promoção da saúde(resumo)

 Ações de promoção de saúde

Para responder aos novos perigos que ameaçam a saúde é preciso novas formas de ação. O desafio nos anos de 2012-2016 era aumentar a promoção de saúde.

Promoção de saúde:Tornar indivíduos e comunidades mais capazes de controlar os determinantes de saúde, no sentido de a melhorarem.

A promoção de saúde melhora a capacidade de cada pessoa, e grupos de agir, influenciando os determinantes de saúde no sentido de mudarem os estilos de vida, as condições sociais e econômicas, e intervirem de maneira positiva no ambiente. 

A promoção de saúde era um dos principais objetivos do Plano Nacional de Saúde 2012-2016.

As medidas de ação para a promoção da saúde(individual, familiar e comunitária) são muito diferentes. E podem ser implementadas a vários níveis saúde.

Saúde comunitária: As medidas de promoção de saúde podem passar por políticas locais, reginais e nacionais que assegurem paz, combatam pobreza e exclusão social, acesso a habitação, emprego e rendimento mínimo, bom funcionamento dos sistemas de saúde, educação, justiça, segurança social, respeitem os direitos humanos, igualdade de gênero, promoção do equilíbrio dos ecossistemas, ordenamento do território e utilização sustentável dos recursos naturais.

Saúde individual ou familiar: As medidas de promoção de saúde podem passar por ir a escola, ter uma formação profissional, ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico, ter higiene corporal diária, dormir o suficiente, gerir o stress, não consumir álcool, tabaco ou drogas, seguir o calendário de vacinação, ter vigilância médica e banir violência.

A promoção de saúde pode capacitar o cidadão, a família e a comunidade para atuarem sobre os determinantes de saúde:

1º-Prevenir o aparecimento de problemas de saúde

2º-Detetar precocemente os problemas de saúde.

3º-Tratar adequadamente os problemas de saúde.

Prevenção dos problemas de saúde: Comportamentos que visam manter o completo bem-estar físico, mental, social e evitar o aparecimento de doenças.


                                                  Hábitos individuais saudáveis                                                                                              (como cumprir o plano de vacinação)

                                                                         ⇩

Melhor forma de previr os problemas de saúde


Campanhas de sensibilização

    ⇩

Incentivar a população a adotar estilos de vida mais saudáveis e afeta as doenças graves


Detenção dos problemas de saúde:Ações que diagnosticam os problemas antes que os mesmos perturbem a qualidade de vida das pessoas com os sintomas e coloquem a sua vida em risco.

Rastreios: Testes que detetam doenças na população, normalmente gratuitos e voluntários

Assistência médica:Diagnóstico precoce dos problemas de saúde e tratamento de doenças

Serviço Nacional de Saúde(SNS):Tem como missão garantir a todos o acesso aos cuidados de saúde.

Tratamento adequado dos problemas de saúde: Ações para reabilitar as pessoas, para o exercício de uma vida ativa e saudável.

Intervenções cirúrgicas: Operações com o auxílio de instrumentos médicos, para o tratamento de doenças diversas

Programas de reabilitação: Realização de várias sessões, ao longo do tempo, por exemplo, de fisioterapia. Esperando uma boa recuperação e o regresso da pessoa da pessoa a uma vida ativa.

Em Portugal bastantes instituições fazem ações de promoção de saúde. Estas iniciativas podem partir de hospitais ,centros de saúde, associações, universidades, escolas, sindicados, empresas, câmaras municipais e outras entidades.








.








.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Promoção de saúde: B3-Genética e estilos de vida(resumo)

 Genética, ambiente e estilos de vida A saúde e sobrevivência de um indivíduo dependem da interação entre: Informação genética, meio ambiente e estilo de vida. Meio ambiente: Impactes mais conhecidos: -Poluição atmosférica; -Contaminação da água; -Condições sanitárias; -Ruído; -Alterações climáticas; -Destruição da camada de ozono; -Perda de biodiversidade; -Degradação dos solos. Características de um Estilo de Vida desnutrido que ameaça a saúde e a sobrevivência do indivíduo: -Stress; -Falta de exercício; -Alimentação descuidada; -Consumo de álcool, tabaco e/ou drogas.

O sistema linfático- resumo

A linfa Além do sistema cardiovascular, onde  circula o sangue, o corpo humano possui outro  sistema, o sistema linfático, que permite a circulação de outro fluido, a linfa. A linfa é um fluido transparente  constituído por plasma e por leucócitos. -Linfa intersticial-Fluido existente entre as células -Linfa circulante-Fluido que circula no interior dos vasos linfáticos  Estrutura e funções do sistema linfático O sistema linfático é constituído por: linfa, vasos linfáticos, gânglios linfáticos, timo, medula óssea, baço, amígdalas, linfoides. O sistema linfático e o sistema cardiovascular funcionam de forma coordenada para manter o equilíbrio do organismo humano. Das várias funções do sistema linfático podem destacar-se, a defesa do organismo, a drenagem de líquidos e o transporte de substâncias. Doenças e saúde do sistema linfático A leucemia, o linfoma e o linfedema são algumas das doenças provocadas por disjunções do sistema linfático. Leucemia-desenvolvimento de l...

O sangue-exercícios

 Página 90 do manual Questões 1-Melhor deslocação. Página 93 do manual Questões 1-Mantendo o corpo saudável e sem problemas Página 95 do manual Questões   1-Eritrócidos, leucócitos, hematócrito, hemoglobina, glicose e HDL. 2-Anemia, diabetes, colesterol e infeção. 3-Fadiga, fraqueza, dores de cabeça, tonturas, falta de ar. 4-Temos acesso mais fácil e rápido a uma analise ao nosso sangue, o que faz com que seja mais fácil identificar uma doença no caso de haver uma. 5- Página 99 do manual Questões   1- Página 102 do manual 1  1.1-A-Plaquetas     B-Eritrócitos    C-Leucócitos     D-Plasma       1.2-(D)  1.3-(B)  1.4.(A) 2- A-3 B-2 C-1 D-2 E-1 F-1 G-4 H-2 I-4 J-2 3.  3.1-Os Eritrócitos e Leucócitos têm um desvio em relação aos valores normais  3.2-Anemia e infeção.  3.3-Hemograma  3.4-Má alimentação, consumo de álcool e drogas. 4  4.1-Temos de saber quais tipos de sangue são c...